outsourcing

O que é Outsourcing de TI

O termo outsourcing de TI é descrito como “o uso de prestadores de serviços externos para entregar TI efetiva”. Trata-se, portanto, da prática de terceirizar serviços ou tarefas estratégicas de uma empresa, transferindo suas responsabilidades para um ou mais fornecedores externos.

Normalmente, a terceirização é indicada para as atividades que não fazem parte do core business (ou seja, o produto ou serviço final) de uma empresa, como por exemplo: limpeza, alimentação, manutenção de equipamentos etc.

O Outsourcing, por outro lado, terceiriza áreas-chave de uma corporação, como o controle financeiro, a gestão dos sistemas e o setor de T.I. Por meio do Outsourcing de TI, tanto a gestão da infraestrutura quanto a contratação de profissionais capacitados ficam por conta dos fornecedores, com garantia de manutenção e resolução de problemas 24 horas por dia.

Principais razões pelas quais as empresas investem em outsourcing de TI

Há muitas razões para as empresas terceirizarem suas operações de TI — ou parte delas. Aqui estão algumas das principais:

  • Reduzir e controlar os custos operacionais;
  • Melhorar o foco da empresa;
  • Ter acesso a capacidades excepcionais;
  • Liberar recursos internos para outros fins;
  • Superar a falta de recursos tecnológicos próprios;
  • Obter controle sobre funções difíceis de gerir;
  • Reduzir os riscos diversos.

Vantagens do outsourcing de TI

Você deve estar se perguntando como o Outsourcing de TI pode beneficiar os processos internos da sua empresa, certo? Elencamos a seguir — em detalhes — algumas razões pelas quais vale a pena investir nessa prática:

Eficiência, agilidade e qualidade na gestão de TI

De um ponto de vista administrativo, as empresas que aplicam o Outsourcing de TI podem se dedicar exclusivamente ao que mais interessa: o desenvolvimento do próprio negócio.

Ao eliminar as preocupações com gestão e manutenção de infraestrutura, atualizações das aplicações e contratação de pessoal especializado, sobra às equipes mais tempo para desenvolver produtos inovadores e de maior qualidade.

Além disso, o serviço do Outsourcing de TI é sempre voltado para os indicadores de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators), ou seja, promove soluções ágeis, eficientes e adequadas à sua empresa.

Cabe ao fornecedor resolver os problemas em tempo hábil, ou até identificá-los de antemão, para que o fluxo de trabalho da sua empresa não seja prejudicado, e proporcionar um ambiente de TI seguro, atualizado e funcional 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Acesso a tecnologias e métodos mais atualizados

A rapidez com que softwares e hardwares se tornam obsoletos e também a chegada de novas metodologias de aplicação da tecnologia faz com que muitas empresas fiquem desatualizadas.

Ao terceirizar os serviços, a empresa tem acesso a recursos e profissionais atualizados, o que pode melhorar sua performance técnica e de negócio. Assim, ao mesmo tempo em que ganham competitividade, os profissionais do departamento interno de TI podem manter o foco em atividades estratégicas e projetos mais urgentes enquanto o fornecedor se encarrega daquilo que eles não dominam.

O que falta para você dar o próximo passo?

Entre em contato com a Finet IT, temos consultores capacitados para atender a sua demanda

Rio de Janeiro
Fone: (21) 4109-8589 -contato@finet.com.br
©2015. Finet IT. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: FINET